Logo, marca, logotipo ou (logomarca)…

A primeira matéria  escolhida para esta seção, não poderia ser outra.
A discussão sobre logo, marca, logotipo ou logomarca parece não ter fim, embora a grande maioria tenha certeza  absoluta em definir como termo correto a palavra “logotipo”.

Achei o artigo abaixo publicado no blog EX VERTEBRUM,  interessante e reproduzo parte dele.

Veja a ilustração abaixo. Muito esclarecedora…

O que é um logotipo

Um logotipo é composto por partes distintas: o símbolo e a tipografia, que juntos compõe o logotipo em si. O logotipo é o nome fantasia da empresa e pode ser inclusive registrado via INPI. O INPI chama isso de registro de marca, mas na verdade é registrado o logotipo e não a marca.

O símbolo é uma ilustração que visa representar graficamente um conceito, dando um significado ao logotipo. Juntos símbolo e logotipo compõe a marca (ou a representação gráfica da marca).

O logotipo é desenvolvido dentro dos domínios do Design Gráfico, baseado em informações de público-alvo, mercado de atuação, objetivos estratégicos e conceitos definidos para a marca.

A marca é este conjunto único, compreendido pelo símbolo, logotipo e cores. Ela é o principal elemento da identidade visual da empresa e deve ser aplicada dentro das especificações apresentadas num Manual de Identidade Visual, obedecendo todas as relações de proporções entre seus elementos e formas de aplicação pré-definidas, que visam manter sempre a mesma identificação visual, independente do contexto gráfico em que a marca esteja inserida.

O que é uma marca

Na visão do marketing, a marca vai além da sua própria representação gráfica. A marca é uma essência, um conceito que é representado por cores, símbolos, logotipo, emoções e experiências que são levadas ao mercado através de produtos ou serviços.

Neste sentido mais amplo, o logotipo é apenas uma parte da marca. O símbolo da Nike não é a marca em si, mas representa os conceitos de esportividade que a Nike quer associar à sua marca. A maçã da Apple não é a marca em si, mas representa os conceitos de inovação e alta tecnologia que a Apple associa a si mesma.

“Logomarca”

A confusão nasce quando se cruzam os conceitos de marca e logotipo. É muito comum ouvir a palavra “logomarca” ao invés de logotipo. Logomarca é um neologismo que gera uma confusão razoável, principalmente quando designers mais xiitas se irritam com a expressão, que de fato não existe.

Quando se adota a perspectiva do marketing, a mesma reação xiita ocorre ao se confundir marca e logotipo. Para o cliente, o que importa no final das contas é que a experiência seja significativa e memorável!

Esta matéria não representa necessariamente o ponto de vista da Primapress.
Os comentários são bem vindos.

6 comentários para “Logo, marca, logotipo ou (logomarca)…”

  • Rafael Rez Oliveira Escreveu:

    Obrigado pela reprodução!

  • cmarcellus Escreveu:

    Assim… não é porque o Sr. Aurélio Buarque de Holanda, linguista, colocou em sua célebre publicação uma palavra que, aliás, como tantas outras, etimologicamente não significa NADA, que devemos usá-la como se fosse a real expressão da verdade. Não é ser Xiita, conforme o autor do texto, mas sim respeitar o léxico da profissão.

    Tal desrespeito não ocorre na Medicina, no Direto, na Engenharia, na Arquitetura… a pergunta que fica é simples: por qual razão a nossa área tem que ser esculhambada a ponto de não nos preocuparmos sequer em falar corretamente? Ao contrário do que muitos pensam (e como tem gente que pensa errado), essas variações linguísticas não são, de forma alguma, um “claro sinal de evolução”. Logomarca, palavra que chega a dar dor de barriga é, provavelmente, uma tradução equivocada que culminou em um vocábulo burro e cego, sem significado. Não vale nada.

    Mas me digam: quem faz logomarca é o que? Logomarqueiro ou Logomarqueteiro? Ainda não sei. Só sei que Designer (aquele outrora chamado Profissional de Desenho Industrial) é que não é.

    Sim, tenho orgulho de ser Xiita.

    Aquele abraço.

  • camisemes Escreveu:

    Logormarca seria bem classificada como palavra inválida. Vamos formar uma comunidade xiita e fazer um ritual da Logoashura.

  • Paulo Victor Almeida de Alcântara Escreveu:

    Pô, sendo assim, creio que a maior parte ( dos dedicados, orgulhosos e como o CMARCELLUS citou léxicos)são xiitas!
    Logomarca soa até ruim nos meus ouvidos, é horrível testemunhar um “profissional” que não conhece a própia profissão!
    Taí a diferença de ser profissional pq tem uma carteira assinada, ou ser profissional pq realmente é e faz o que se dispõe e gosta direito!
    Informação nem sempre custa dinheiro, existem bibliotecas, palestras, o GOOGLE, e várias outras alternativas para se adquirir conhecimento, é ó se esforçar…

    ps.: dá muita raiva ouvir esta palavra bastarda!

  • Paulo Victor Almeida de Alcântara Escreveu:

    Opa, quase me esqueci, muito obrigado por abordrem este assunto, esta página serivirá de referência para bastante coisas!
    ^^)

  • Felipe Vaz Escreveu:

    Também creio que não é questão de ser xiita.

    O ponto principal desta discussão é, simplesmente, que, no âmbito do design gráfico “logo” e “marca” têm o mesmo significado, sendo uma redundância utilizar o termo “logomarca”, que se traduziria “marca marca”.

    Só para mais esclarecimentos: logotipo também pode ser chamado de marca tipográfica.

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